sábado, 10 de março de 2012

Chaves & Chapolin na TV Cultura! - A volta dos perdidos?

Como muitos fãs CH eu vejo que não nos encontramos em uma boa época da história das séries de Chespirito no Brasil. Apenas e somente Chaves ainda pode ser visto no SBT, em "horário neutro" e com muitos episódios saturados. O tratamento dado pela emissora do Sílvio Santos ao garoto do oito já não é a mesma. O fato é que hoje em dia um chavesmaníaco vê muito mais episódios CH no DVD ou no computador do que na TV. Não é nem muito por causa dos perdidos, mas por causa do horariozinho sem-vergonha em que o SBT "escondeu" o Chaves. Grande maioria dos chavesmanícos do país há de concordar comigo que a nossa relação com o Sistema Brasileiro de Televisão já está mais do que desgastada, pedindo uma separação há tempos porque, há também de convir que ela já deu tudo o que tinha de dar para Chaves & Cia. A verdade é que tudo tem seu tempo de terminar e o CH no SBT deveria ter acabado há tempos. E, muitos países pela América Latina e mundo afora o nosso herói do barril já passou por mais de uma emissora, por que só no Brasil a série tem que ficar ancorada em uma emissora que já não tem mais interesse nas séries? Por que não virar a página dessa história e começar uma mais interessante, pra nós fãs?

Como deu pra notar, defendo a idéia de Chaves, Chapolin e Chespirito em outra emissora. Isso seria uma nova e mais forte chance de ver os episódios em sua estrutura original com as aberturas e créditos que o SBT extirpou das séries por tantos anos, assim como de ver os tão sonhados e procurados episódios perdidos (para detalhes leia minha primeira coluna).

Mas qual seria a emissora aberta ideal para as aventuras do garoto esfomeado e do herói da marreta biônica?

Vejamos: Globo seria absurdo, a simplicidade das séries Ch não é compatível com o luxo e ostentação da emissora carioca, esta esconderia também o Chaves em algum horário estranho ou simplesmente não exibiria; RedeTV! não seria ideal por não respeitar a estrutura e formatos das séries que apresenta, com edições e repetições que levam a saturação (fãs de Pokémon que o diga); BAND e Record idem, sem falar nas restrições dessa última, mas isso não vem ao caso; aí me vem outra opção: TV Cultura! Essa sim mantém as séries na íntegra como qualquer fã, de qualquer série gosta de assistir. Na Cultura também não ocorre às exibições repetitivas e desordenadas de capítulos como é comum nas TV's abertas. Seria a única emissora de TV aberta em que poderíamos ver as séries CH em sua totalidade, todos os episódios já dublados no Brasil para a TV... ...e completos! Quem acompanha alguma série na TV Cultura de São Paulo, percebe que são preservadas as vinhetas, aberturas a créditos originais. Acredito que a melhor solução para as séries CH seria a essa, manteria-se a obra original, por vezes até as vinhetas de fim e começo de bloco eles colocam no ar. Vejam por exemplo Doug, que foi pra Cultura com a mesma dublagem que era utilizada no SBT. Esta cortava várias aberturas e créditos, agora é diferente. Estou seguro que com as séries CH aconteceria o mesmo. Tenho certeza que eles passariam sem cortes (coisa rara no SBT) e quem sabe exibiriam até os episódios e esquetes perdidos de ambas as séries. Sonhar não custa nada e quem sabe isto possa deixar de ser só um sonho. Curta a idéia:

Poderíamos insistir juntos nessa idéia, talvez a direção do fã clube com a emissora. Essa idéia é válida sim, lembre-se que o fã clube do Chespirito no Brasil já conseguiu trazer os DVD's CH para o Brasil, assim como os atores Edgar Vivar e Carlos Villagrán. Se conseguiram com que "Seu Barriga" e "Quico" viessem ao nosso país, se conseguiram que DVD's fossem lançados com todos os dubladores originais disponíveis, poderia, com dedicação, chegar a mais esta conquista. Seria bem mais fácil que tentar convencer a direção a exibir os legendários perdidos, pois os diretores da emissora de hoje são tão contra CH quanto os da época em que as séries chegaram no Brasil. Ao invés do "Volta Perdidos", penso que seria mais plausível criar um outro movimento, que poderia se chamar "CH na Cultura". Pense que seria bem mais viável. A primeira pode-se considerar causa perdida. Como já disse essa relação CH X SBT já está desgastada há muito tempo e já deu os sinais de cansaço que todos vimos. "CH na Cultura" seria um passo a frente na história da obra do mestre Chespirito aqui no Brasil. Seria mais que um sonho... fontesitecanal8

Nenhum comentário:

Postar um comentário