sábado, 18 de fevereiro de 2012

Estão procurando espaço para a escultura de Chespirito

Roberto Gómez Bolaños, "Chespirito", pode se tornar a segunda pessoa viva que tem uma estátua em sua homenagem no Centro Histórico da Cidade do México.

Juan Gabriel teve seu desde 2000, de bronze, seu rosto foi colocada na Praça Garibaldi.

Inti Muñoz, chefe da Fundação Centro Histórico, disse que até agora só está considerando a instalação de uma escultura de Gómez Bolaños, no centro da Cidade do México, e não três, como tem sido tratado.

"Se houver uma proposta deve ser o espírito harmonioso e pluralista semelhante ao centro histórico", disse Munoz, que se recusou a especular sobre se o bronze em homenagem ao ator e escritor seria em qualquer quadrado, parque ou avenida pedestre.

Ele afirmou que a localização da escultura será decidido pela Autoridade Espaço Público, órgão criado pela atual administração da capital.

Esta unidade pertence ao Ministério do Desenvolvimento Urbano, de modo que a decisão final sobre as características do monumento será o proprietário, Felipe Leal, disse que o ex-oficial Cuauhtémoc José Alfonso Suárez.

O repórter também observou que a Cuauhtémoc para instalar um monumento no primeiro quadro da cidade deve procurar o conselho e consentimento do Instituto Nacional de Antropologia e História e do Instituto Nacional de Belas Artes.

"Isso é porque ele é uma zona de património", explicou Suarez del Real.

A última escultura colocada no centro histórico foi o de Francisco I na Árvore no pátio de Belas Artes, e foi instalado pelo governo federal para as celebrações do Bicentenário.

A escultura de Santo, no cruzamento da Norte e Eixo 2 Paseo de la Reforma foi colocada anos depois da morte de Rodolfo Guzmán Huerta.

O Mario Moreno Cantinflas na Avenida Álvaro Obregón não foi autorizado a ser instalado naquela avenida, porque ele iria quebrar com a sua paisagem, que foi erguida em uma das calçadas.

Xavier Lopez Chabelo é um personagem real que tem uma estátua em sua honra, em Deer Park, em Benito Juarez.

Normalmente a operação

O Ministério da Segurança Pública do Distrito Federal tem 500 mil itens exibidos perto do Monumento à Revolução para proteger as atividades do evento "América Celebra a Chespirito" .

No evento, que será realizado no domingo, deverá envolver cerca de 15 mil pessoas.

A operação de segurança também terá o apoio da Secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal (SPCDF), o secretário de capital do Estado, bem como a emergência Local e órgãos da cidade do México.

Adrian Noriega, secretário-assistente SPCDF Prevenção, disse que a operação de vigilância e prevenção começará às 12:00 e términa às 17:00 no domingo.

"Vamos implantar na área cerca de 50 elementos de acompanhamento da proteção civil, a ser espalhados na área do Monumento à Revolução, e que guarda as cinco telas serão instaladas", explicou Noriega.

No pátio da Praça da República será instalado guarda-corpo para evitar aglomeração e controle de acesso, além de quatro módulos de serviços de saúde.

Por sua parte, Luis Rosales, subsecretário de Controle de Trânsito SSPDF, aconselhou os motoristas a evitar a condução perto de Paseo de la Reforma e Poniente Eje 1 porque o evento Chespirito foram para coincidir com o trecho final da caminhada cavaleiro.

Fonte: Excélsior

Nenhum comentário:

Postar um comentário